É a cultura, estúpido!

“A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. (...) A principal característica da cultura é o chamado mecanismo adaptativo: a capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos (...). A cultura é, também, um mecanismo cumulativo. As modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, de modo que a cultura se transforma (...). A mudança acarreta normalmente resistência, (...) somente modificações realmente proveitosas, serão adoptadas evitando o esforço da sociedade em adotar, e depois rejeitar um novo conceito.„

Retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura


“A cultura organizacional é a cultura no seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores, princípios, crenças, cerimónias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros dessa organização como directrizes e premissas para guiar os seus comportamentos e mentalidades.„

Retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_organizacional


A palavra "cultura" é muitas vezes desbaratada, pelo que é importante definir o que se entende por cultura para analisarmos as expectativas que se criam à volta da Melhoria Contínua e da razão pela qual a sua implementação é tão difícil.


Não se trata da introdução de um conjunto de processos pré-definidos, mas da adopção de uma tradição de aprendizagem, assente numa forma de pensar estruturada (como a que é proposta pelo modelo PDCA).


Para adquirir semelhante comportamento aos colaboradores há que proporcionar oportunidades de praticar, exaustivamente e de forma segura, esta nova competência e há ainda que garantir que os efeitos desta recém-adquirida prática se traduzem em benefícios para o grupo. Só desta forma esta nova “cerimónia” vencerá a resistência inicial e poderá ser consolidada de forma a condicionar comportamentos e moldar mentalidades, tanto individuais e como colectivas.

0 visualização

Claudia Pargana Consultores lda | claudia.pargana@gemba.pt |+351 916877416

  • Linkedin | Claudia Pargana