Jogos para a formação e a mobilização

Atualizado: Ago 28

Ao longo de vários anos a liderar programas de Melhoria Contínua, apercebi-me da importância de trabalhar com as pessoas da área de produção em busca de melhorias duradouras, e descobri que nada supera os jogos e a diversão para obter aceitação e conhecimento sobre ferramentas e princípios Lean.


Jogos educativos e simulações são exercícios experimentais que transportam os alunos para outro mundo, onde podem aplicar seus conhecimentos, habilidades e estratégias na execução dos papéis atribuídos, sem o risco do mundo real.


Benefícios do Uso de Jogos de Simulação para a Formação

Aumenta a Confiança:

Tom Luyster, um mentor e bom amigo, faz uma apresentação sobre o medo. Sim, medo. Na verdade, é a apresentação que usa na sua primeira abordagem às equipas e à sua liderança, e expressa a crença de que o medo é o principal obstáculo ao arranque. A minha experiência tem-me provado a sua veracidade: sempre que começo um novo projeto, sinto a adrenalina, provavelmente pelo medo de perder credibilidade e de a perder diante de colegas.


Antes de começar as atividades de kaizen no gemba, gosto de abrir com um evento de formação. Independentemente de quão bem conheço a equipa e o desafio, acredito sempre que a confiança aumenta quando compartilho o meu conhecimento com a equipa, e sinto-me confiante, enquanto praticante do lean, de que faremos as coisas acontecer.


Aumenta a Aceitação:

No que toca às equipas, não são tanto as competências que estão em jogo, mas o seu gemba. Assim, para o resto da equipa, há a garantia de que os novos recursos, a partir das técnicas lean aplicadas, irão efectivamente funcionar no chão de fábrica e que a sua implementação não causará grandes disfunções.


Num jogo de simulação, podem ver como as coisas vão funcionar numa situação quotidiana e conseguem ver que podem lidar com todos os eventos inesperados que possam surgir. É por isso que os jogos de simulação são inestimáveis. Podem fazer mais do que partilhar conceitos, uma vez que ilustram situações da vida real e, portanto, servem o propósito de criar aceitação para a mudança.


Acelera a Aprendizagem:

Nada substitui ir ao gemba e praticar ferramentas e princípios lean, mas o treino em sala de aula, especialmente quando enriquecido por jogos e simulações, é a maneira mais eficaz de aumentar o conhecimento da equipa para que possa praticar o que aprendeu no ambiente seguro da sala de aula.


Em adultos vamos perdendo a capacidade de absorver novos conceitos, de modo que nada é mais impactante do que situações da vida real. Os jogos de simulação dão-nos a oportunidade de criar esse ambiente de forma contida e segura.


Dizem que as pessoas aprendem 10% do que ouvem em 90% do que fazem, pelo que se substituirmos apresentações e palavras por jogos e representações também estamos a aumentar a eficácia da formação.


Constrói Espírito de Equipa:

Finalmente, nada é mais poderoso na construção de uma equipa do que partilhar alguns jogos de simulação. Independentemente da seriedade do assunto que está a ser ensinado, é sempre agradável brincar e ver como os outros desempenham seus papéis. Isso permite que a equipa se conheça melhor ao ver os colegas a lidar com novas situações.


Apesar do lean ser o foco, é também importante reconhecer o benefício destes eventos na construção e fortalecimento do espírito de equipa no gemba. Afinal, o lean baseia-se no compromisso de toda a organização através do desenvolvimento dos seus membros.

14 visualizações

Claudia Pargana Consultores lda | claudia.pargana@gemba.pt |+351 916877416

  • Linkedin | Claudia Pargana