Sempre Velho, Sempre Novo

Li recentemente que o actual presidente Sr Akio Toyoda, está empenhado em "apicantar" a Toyota, o que me levou de novo ao seu site corporativo para me dar conta da rejuvenescida comunicação, o que por si só já mereceu a pena.


Uma coisa leva à outra e não pude deixar de procurar entender em que mais busca a Toyota renovar-se, e foi com alguma satisfação que confirmei que não voltaram costas à sua identidade e aos valores que os colocaram na história como os pais do Lean Manufacturing e a referência (ainda hoje) para tantos profissionais de Melhoria Contínua.

Trago-vos então dois singelos exemplos. Em 1º lugar a árvore, que escolhi para ilustrar este artigo, uma vez que tão eloquentemente ilustra a visão da Toyota, bem enraizada nos seus valores e princípios (que no meu humilde parecer peca pela complexidade) que guia o visitante inevitavelmente para o seu TPS (Toyota Production System).


Em segundo lugar, o respeito prestado ao seu fundador Sakichi Toyoda, reafirmando os seus 5 princípios, como em 1935, e que norteiam ainda hoje o desejado comportamento dos seus colaboradores:


Always be faithful to your duties, thereby contributing to the Company and to the overall good.

Always be studious and creative, striving to stay ahead of the times.

 Always be practical and avoid frivolousness.

 Always strive to build a homelike atmosphere at work that is warm and friendly.

 Always have respect for spiritual matters  and remember to be grateful at all times.


Finalmente, a mensagem inspiradora do seu presidente Akio Toyoda, e a sua reflexão sobre a crise recente que tanto abalou a industria automóvel (e não só), ousando abordar as questões intangíveis e centrando a atenção nas pessoas (colaboradores e clientes) nos valores:


“Trouble results when the speed of growth exceeds the speed of nurturing human resources„


Ou ainda uma ultima citação que lhe é também atribuída:


“To me, executives and staff who are my direct reports are like my children, it's the responsibility of a parent to protect his children and, if a child causes problems, it's also a parent's responsibility to apologize.„

3 visualizações

Claudia Pargana Consultores lda | claudia.pargana@gemba.pt |+351 916877416

  • Linkedin | Claudia Pargana